quinta-feira, 26 de junho de 2008

Marcelo D2




Marcelo D2

Marcelo D2, nome artístico de Marcelo Maldonado Gomes Peixoto (Rio de Janeiro, 5 de Novembro de 1967) é um rapper brasileiro ex-vocalista da banda Planet Hemp, que hoje segue em carreira solo. "D2", no jargão dos usuários de maconha, significa dar apenas alguns "tragos" no "baseado" - e foi falando de maconha que ele começou nos palcos. Marcelo D2 também é conhecido por misturar o samba com a black music, fez várias parcerias com artistas de outros gêneros, como o axé music, e com pessoas que fazem batidas de música eletrônica com a boca.


História

Biografia


Nascido no bairro de São Cristóvão e criado no bairros de Maria da Graça e Andaraí - todos localizados na Zona Norte carioca -, Marcelo D2 desde pequeno gostava de samba, funk e rap. Antes da fama havia sido vendedor de móveis e camelô, quando então entrou para o showbizz (negócios do espetáculo ou entretenimento, em inglês) graças ao incentivo de seu amigo, Skunk, hoje já falecido. Suas letras irreverentes traduziam com exatidão o pensamento de Skunk, atiçando sua voz.

A perda do amigo Skunk em junho de 1994 marcou profundamente a vida e a carreira de D2, que criou o selo Positivo para ajudar no tratamento de crianças portadoras do vírus HIV. Skunk era o vocalista do grupo Planet Hemp no início da década de 90. Mesmo com uma verdadeira legião de fãs, a banda circulava apenas no circuito alternativo carioca.

Skunk, na ascensão do grupo musical, participou de shows em inúmeros lugares possíveis, mas infelizmente não presenciou a dimensão que o Planet Hemp ganhou. Após a sua morte, o primeiro álbum do grupo, "Usuário", de 1995 foi dedicado a ele, vendendo 300 mil cópias, e o segundo, "Os Cães Ladram mas a Caravana não Pára", de 1997 ultrapassou o anterior em 50 mil.


Trajetória profissional


Como D2 mesmo diz: "Não desisti da luta, apenas me juntei ao inimigo, por não conseguir vencê-lo", e a partir daí, começou sua carreira solo que já vem desde 1998, com o lançamento do seu primeiro álbum Eu Tiro é Onda, que é uma gíria carioca que significa "Eu sou poderoso" ou também "Eu posso tudo". Gravado em seu estúdio caseiro por David Corcos e mixado em Nova York e Los Angeles por Carlos Bess e Mário Caldato Jr, esse álbum foi muito bem aceito pelo público e pelo movimento rap de São Paulo, pois era inovador e trazia nomes de respeito do rap do Rio de Janeiro e São Paulo, como Black Alien & Speed, Zé Gonzalez, DJ Nuts e BNegão.

Seus maiores sucessos após reiniciar a carreira solo foram "O Império Contra-Ataca" com participações da Hemp Family, um grupo formado pelos pioneiros do rap do Rio, BNegão, Speed, Jackson e Black Alien, e de um dos maiores MCs do Brasil, DJ Rodrigues, que hoje toca com BNegão e também por Falcão do O Rappa. A música "1967" que o consagrou, e foi mostrado ao vivo em vários shows da MTV, lançada no primeiro álbum Eu Tiro é Onda, "A Maldição do Samba", "Qual É", um de seus maiores sucessos e "Loadeando", também chamado de "Eu e Meu Filho", música que gravou junto ao seu filho e produzida pelo rapper Marechal, "Mantenha O Respeito", da época em que ele rimava "Minha Segurança eu Faço na Cintura", "Eu Canto Assim Porque eu Fumo Maconha" e "Hemp Family", que fala da sua família de coração que são seus amigos. Algumas de suas músicas contam parte de sua vida quando criança.

Marcelo D2 possui um estilo de rappin' rápido e funny. Misturou o samba tradicional com o rap, ajudando a divulgar a música americana no Brasil, consolidando assim sua relação com a multinacional Sony. Também participou de Assim Caminha A Humanidade, de seus ídolos Thaíde e DJ Hum, e da trilha sonora de A Taça do Mundo é Nossa, dos humoristas do Casseta & Planeta. Muito respeitado pelas crianças, é considerado um dos maiores artistas do gênero no Brasil.

Em Maio de 2006, lançou o seu terceiro disco de originais a solo, Meu Samba é Assim. O disco, bem recebido pela crítica, reforçou a tendência de mistura do rap com samba, e inclui alguns convidados especiais, como Alcione.

A apresentação do novo disco incluiu uma excursão de dois meses pela Europa, com início dia 4 de Junho em Portugal, na abertura do último dia do Rock in Rio Lisboa 2006. Marcelo D2 fez nesta digressão uma pequena pausa para alguns concertos nos Estados Unidos da América. Venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Clipe, com Dor de Verdade.

Vale mencionar que no início de carreira, Marcelo D2 fazia críticas as bebidas alcoólicas nas suas letras. Um exemplo é a letra de "A Culpa é de Quem?" que há o trecho "beba muito álcool até a sua barriga inchar!" Depois de alguns anos, passou a ser garoto propaganda de uma grande cervejaria.


Discografia

Álbuns


1998 - Eu Tiro é Onda

Faixas

1 - Intro
2 - 1967
3 - Sessäo
4 - Eu Tiro é Onda
5 - Mantenha o Respeito
6 - Samba de Primeira
7 - Fazendo Efeito
8 - Império Contra Ataca
9 - Espancando o Macaco
10 - Eu Tive um Sonho
11 - Encontro com Nogueira
12 - A Batucada
13 - Baseado em Fatos Reais






2003 - A Procura da Batida Perfeita

Faixas

1 - Pra Posteridade
2 - A Procura Da Batida Perfeita
3 - Vai Vendo
4 - A Maldiçäo Do Samba
5 - Pilotando O Bonde Da Excursäo
6 - Loadeando
7 - Profissäo Mc
8 - CB (Sangue Bom)
9 - Batidas E Levadas
10 - Re-Batucada/ Do Jeito Que O Rei Mandou
11 - Qual é?






2004 - Acústico MTV

Faixas

1 - Vai vendo
2 - A maldiçäo do samba
3 - A procura da batida perfeita
4 - Eu tive um sonho
5 - 1967
6 - Contexto (Single) (part. BNegão)
7 - Samba de primeira
8 - Encontro com Nogueira
9 - Profissäo MC
10 - Pilotando o Bonde da Excursäo
11 - Batucada
12 - Re-batucada
13 - CB Sangue Bom (part. Will.i.am)
14 - Loadeando (part. Stephan)
15 - Qual é?






2006 - Meu Samba é Assim

Faixas

1 - Meu Samba é Assim
2 - Sinistro
3 - É Assim que se Faz
4 - É Preciso Lutar
5 - Nunca Esquecer
6 - Pra que Amor (part. Alcione)
7 - Lapa (part. Marechal e Aori)
8 - Malandragem
9 - Um Filme Malandragem
10 - Falador
11 - Dor de Verdade (part. Zeca Pagodinho e Arlindo)
12 - Nega
13 - That's What I Got (part. Chali Tuna)
14 - Gueto (Músico Convidado Mr. Catra)
15 - Carta ao Presidente






2007 - Perfil

Faixas

1 - À Procura da Batida Perfeita
2 - Vai Vendo
3 - 1967
4 - That’s What I Got
5 - Pra que Amor?
6 - Loadeando
7 - C.B. (Sangue Bom)
8 - Mantenha o Respeito 2
9 - Lapa
10 - Nega
11 - Dor de Verdade
12 - Batucada / A Batucada dos Nossos Tantãs
13 - Rebatucada
14 - Falador (Falador Passa Mal)
15 - Gueto
16 - Qual É?
17 - Dig Dig Dig (Hempa)
18 - Contexto