sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Rappa



O Rappa é uma banda brasileira conhecida por suas letras de forte impacto social e por seus shows sempre animados. Seu ritmo não é exatamente definido nem mesmo pela própria banda. Embora seja de início principalmente reggae e rock, a banda também incorporou elementos de samba, funk, hip-hop, rap, sampler e mpb.

Um de seus maiores sucessos, a música "Pescador de Ilusões", do ex-bateirista Marcelo Yuka tornou-se sucesso no CD em que foi lançada primeiramente, Rappa Mundi, e novamente no Acústico MTV de 2006, com o refrão "Valeu a pena, valeu a pena". O mesmo feito de popularidade veio com a música "Me deixa", também de Marcelo Yuka.

O mais recente lançamento de disco foi o Acústico MTV, de 2005, no qual a banda resgata alguns sucessos e outras músicas nem tão famosas, do primeiro ao último disco lançado na época, e introduz duas músicas inéditas: uma feita especialmente para o Acústico - "Na frente do Reto" - e outra que entraria em O Silêncio Q Precede O Esporro - "Não perca as crianças de vista" - mas ficou de fora da lista de músicas.




História

Em 1993, com a vinda do cantor regueiro Jamaicano Papa Winnie ao Brasil, foi montada uma banda às pressas para acompanhar o cantor em suas apresentações. Formada por Nelson Meirelles, na época produtor do Cidade Negra e de vários programas de rádios alternativas do Rio de Janeiro; Marcelo Lobato, que havia participado da banda África Gumbe; Alexandre Menezes, o Xandão, que já havia tocado com grupos africanos na noite de Paris e Marcelo Yuka, que tocava no grupo KMD-5. Após essa série de apresentações como banda de apoio do jamaicano, os quatro resolveram continuar juntos e colocaram anúncio no jornal O Globo para encontrar um vocalista. Dentre extensa lista de candidatos, Marcelo Falcão foi o escolhido.

A decisão sobre o nome da banda envolveu opções como "Cão-careca" e "Bate-Macumba". O nome escolhido - O Rappa - vem da designação popular dada aos policiais que interceptam camelôs, os rapas. Com um p a mais para diferenciar, o nome foi escolhido. Um exemplo de a palavra rapa ser aplicada aos caçadores de camelôs pode ser encontrado na música "Óia o rapa!" na composição de Lenine e Sérgio Natureza, gravada pela banda no CD Rappa Mundi.

Finalmente, com Falcão na voz, Marcelo Yuka na bateria, Xandão na guitarra, Nelson Meireles no contra-baixo e Marcelo Lobato no teclado, estava formado O Rappa.

Em 1994, lançaram seu primeiro disco, que levou o nome da banda. O Rappa não obteve muito sucesso e foi o único disco com a presença de Nelson Meireles, que abandonou a banda por motivos pessoais. Com a saída de Nelson Meireles, Lauro Farias, que tocava com Yuka no KMD-5, assumiu o contrabaixo.

Em 1996, foi lançado o CD Rappa Mundi, que praticamente introduziu a banda no cenário nacional e quase todas as músicas foram sucesso. Entre elas, Pescador de Ilusões, A Feira e a versão nacional para o sucesso de Jimmy Hendrix, Hey Joe.

Depois de três anos sem um álbum novo, em 1999 vem a público Lado B Lado A. Com letras "mais fortes" que o anterior, mostra o amadurecimento da banda e revela Yuka como letrista de alto nível em músicas como Minha Alma (a paz que eu não quero) e O que sobrou do céu, além de Tribunal de Rua, que narra história baseada em fato real, conhecido na mídia como "Rambo, o torturador", que foi a capa da revista Veja de 09/04/1997. Os videoclipes das duas primeiras foram premiadíssimos, tornando-se sucesso nacional.

Em 2000, O Rappa causou "comoção pública e muita indignação" entre diversas bandas: no Rock in Rio que ocorreria no ano seguinte, a banda seria colocada antes de alguns americanos, e protestaram. Foram retaliados com exclusão, e 5 bandas brasileiras saíram do festival em protesto (Skank, Raimundos, Jota Quest, Cidade Negra e Charlie Brown Jr.)


Marcelo YukaEm 2001, o baterista Marcelo Yuka foi vítima direta da violência urbana, ao ser baleado durante tentativa de assalto, ficando paraplégico e assim impossibilitado de tocar bateria. Lobato assumiu o instrumento (deixando para seu irmão Marcos Lobato, contribuinte d'O Rappa, os teclados, este não entrou oficialmente para a banda) e O Rappa voltou a tocar. Mesmo debilitado, o baterista voltou ao grupo e no mesmo ano lançaram o disco Instinto Coletivo ao vivo, com um show gravado em 2000, ainda com Yuka na bateria e três inéditas de sua autoria.

Yuka desligou-se d'O Rappa deixando inimizade com os outros companheiros, alegando ter sido expulso por não concordar com o novo rumo que a banda vinha seguindo, fato desmentido pela banda. Não se sabe o que realmente ocorreu. Yuka fundou outro grupo, F.ur.t.o (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), que faz parte de um projeto social homônimo, que, segundo Yuka, era algo maior do que O Rappa o possibilitava. A dedicação de Yuka ao projeto F.ur.t.o. pode ser vista mesmo durante sua estadia n'O Rappa: ele aparece com uma camiseta preta com o nome F.ur.t.o. em branco durante o vídeo clipe Minha Alma (A paz que eu não quero).

Em 2003, O Silêncio Q Precede O Esporro, primeiro álbum sem ligação com Yuka foi lançado. Sem as letras de Yuka, Marcos Lobato, tecladista colaborador, tornou-se o principal compositor com a autoria de diversas músicas de sucessos como Reza Vela e Rodo Cotidiano. Em parceria com Carlos Pombo compuseram O Salto, com letra forte em relação ao resto do disco, mais ameno sem as letras de Yuka. Em seguida foi lançado o DVD homônimo, gravado ao vivo no Olimpo - Rio de Janeiro.

Em 2005, atendendo a convite por parte da MTV Brasil, a banda gravou o especial Acústico MTV com participação de Maria Rita em "O que sobrou do céu" e "Rodo Cotidiano", e Siba, do Mestre Ambrózio, na rabeca em algumas músicas. O disco também rendeu um DVD com algumas músicas além das presentes no CD.



Integrantes

Formação atual da Banda

Marcelo Falcão - vocal
Alexandre Menezes (Xandão) - guitarra
Lauro Farias - baixo
Marcelo Lobato - bateria

Ex-Integrantes da Banda

Nelson Meirelles - baixo (até 1996)
Marcelo Yuka - bateria (até 2001)


Discografia

Álbuns de estúdio

O Rappa - 1994

Lista de faixas

1 - Catequese do Medo
2 - Não Vão Me Matar
3 - Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro
4 - Take It Easy My Brother Charles
5 - Brixton, Bronx ou Baixada
6 - R.A.M
7 - Skunk Jammin
8 - Coincidências e Paixões
9 - Fogo Cruzado
10 - À Noite
11 - Candidato Caô Caô
12 - Mitologia Gerimum
13 - Sujo
14 - Sujo - Dub
15 - Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro - dub
16 - Vinheta da Silva



Rappa Mundi - 1996

Faixas

1 - A Feira
2 - Miséria S/A
3 - Vapor Barato
4 - Ilê Ayê
5 - Hey Joe
6 - Pescador de Ilusões
7 - Uma ajuda
8 - Eu quero ver gol
9 - Eu não sei mentir direito
10 - O Homem Bomba
11 - Tumulto
12 - Lei da Sobrevivência
13 - Óia o rapa



Lado B Lado A - 1999

Canções

1 - Tribunal De Rua
2 - Me Deixa
3 - Cristo E Oxalá
4 - O Que Sobrou Do Céu
5 - Se Não Avisar o Bicho Pega
6 - Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)
7 - Lado B Lado A
8 - Favela
9 - Homem Amarelo
10 - Nó De Fumaça
11 - A Todas As Comunidades Do Engenho Novo
12 - Na Palma Da Mão



O Silêncio Q Precede O Esporro - 2003

Faixas

1 - Vinheta
2 - Reza Vela
3 - Vinheta
4 - Rodo Cotidiano
5 - Papo de Surdo e Mudo
6 - Vinheta
7 - Bitterusso Champagne
8 - Vinheta
9 - Mar de Gente
10 - O Salto
11 - Vinheta
12 - Linha Vermelha
13 - Pára Pegador
14 - Vinheta
15 - Vinheta
16 - Vinheta
17 - Óbvio
18 - Vinheta
19 - Maneiras
20 - O Novo Já Nasce Velho
21 - Deus lhe Pague
22 - cont. Deus lhe Pague
23 - O Salto II